terça-feira, 13 de maio de 2014

O que fazer com o lixo em Dresden, Parte 2

No post anterior, falei sobre os tipos de lixo que a prefeitura coleta na sua casa. Hoje, vou falar sobre todos os outros tipos, os que você precisa levar para algum lugar.

Não é muito comum ver garrafas indo para o lixo!
Aqui você paga um depósito (pfand) toda vez que compra bebidas engarrafadas. Água, refrigerante, vinho, cerveja,  suco, enfim, por todas você paga um valor de aproximadamente 25 centavos. Depois, você leva as garrafas vazias até o mercado e coloca em uma máquina que identifica as garrafas e vai somando o que você vai receber. Quando termina de colocar as garrafas, é só apertar um botão verde e sai uma notinha. Você faz suas compras normalmente e entrega essa notinha no caixa para ganhar o valor em forma de desconto nas compras.

Por isso é tão incomum ver garrafas indo para o lixo aqui: você está jogando dinheiro fora. 

Lixeiras grandes para papel e vidro.
Normalmente, os vidros que vão para o lixo são potes de conserva, potes de sopa, vidros de geléia e outras embalagens em geral. Os vidros são separados por cor e vão nessas latas espalhadas pela cidade. Tem tanto aquelas pequenas na foto de cima como essas enormes da segunda foto (são da minha altura). 

Nessa foto também está a lixeira de papel. Aqui vão caixas de papelão, por exemplo. Papéis que não caberiam nas lixeiras azuis normais da frente de casa.

Também existem essas latas grandes para roupas. Pelo que entendi, são para aquelas peças que ainda estão em bom estado, para doar. Posso estar enganada porque nunca prestei muita atenção, ainda não usei essas lixeiras.

As pilhas você tem que juntar e levar para locais como supermercados e algumas lojas. Tenho um vidro onde vou colocando elas e sempre esqueço de levar junto.

Lixeira no Hüblerplatz.

Lixeira no Waldpark.

Nas ruas residenciais não tem uma lixeira a cada X metros como tínhamos em Florianópolis. Nos parques, do lado dos bancos, sempre tem.

Algumas pessoas, infelizmente, têm o péssimo hábito de não catar o cocô dos seus cachorros. Fiquei realmente surpresa com isso, nunca imaginaria. No começo, até pensei que fosse por causa dessa falta de lixeiras, mas não tenho certeza. O que eu faço é ficar carregando até chegar em um parque (são muitos!) ou um prédio com lixeiras perto da rua com portão aberto e jogo na lixeira preta.

Acho que falei de todos os lixos. Se você tiver pensado em algum que eu não mencionei, me diga e vou ver se sei onde é colocado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você também pode gostar:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...